Se ontem foi o dia da RBR e da Mercedes, desta vez, foi a líder McLaren quem ditou o ritmo no Circuito Gilleneuve: a equipe liderou neste sábado o terceiro treino livre do GP do Canadá, com Lando Norris, cuja melhor volta foi de 1m11s799. Charles Leclerc ficou a apenas 0s078 de superar o rival, e George Russell acabou como o terceiro mais rápido. Gabriel Bortoleto anotou o 19º tempo, à frente da RBR de Yuki Tsunoda.
Além de ter ficado 1s3 atrás em comparação com a volta de Norris mesmo com os pneus macios que o inglês também usou, Bortoleto também entrou na mira dos comissários por infringir uma bandeira vermelha na metade da sessão, acionada para remoção de detritos da pista.
A sessão chegou a ter dois incidentes: Oscar Piastri bateu de leve no Muro dos Campeões, entre as curvas 13 e 14, e Nico Hulkenberg rodou em alta velocidade no trecho, também sofrendo um contato. Com isso, o treino ficou interrompido para a limpeza do local. Minutos antes, Franco Colapinto foi outro a chegar perto de um contato naqueell ponto, e Isack Hadjar também acabou perdendo a direção.
A metade inicial do treino teve Leclerc como o mais rápido. Ele anotou a volta de referência após dez minutos da bandeira verde e, mesmo calçando pneus médios, conseguiu se sobrepor às voltas registradas por Fernando Alonso, de compostos macios; e de Oliver Bearman e posteriormente Lewis Hamilton, nos mesmos médios que ele.
Os tempos de volta ficaram mais competitivos na metade final da sessão, em uma disputa de britânicos: Norris passou à frente de Leclerc e, em seguida, foi desbancado por Russell - que calçava pneus macios contra os médios do compatriota da McLaren. Perto do terço final foi a vez de Hamilton liderar até Russell e, mais uma vez, Norris, aparecerem na ponta. Leclerc tentou anotar mais uma volta rápida nos últimos minutos, mas só garantiu um segundo lugar, a 0s078 de Lando.
Resultado
A McLaren decidiu manter, no carro de Norris, a nova suspensão que trouxe para o MCL39. Piastri, por outro lado, seguiu com a mesma configuração das etapas anteriores no veículo. Ele retornou à pista após o incidente e ficou com o oitavo tempo. A equipe chegou a testar na sexta uma nova asa dianteira, mas não pretendia seguir com ela no fim de semana e a removeu logo após o TL1.