O primeiro treino livre do GP do Japão, na madrugada de quinta-feira para sexta, contou com bandeira vermelha em mais uma batida da Williams e dobradinha da RBR no topo. Max Verstappen atingiu 1m30s056 e ficou com o melhor tempo da prova seguido pelo companheiro de equipe Sergio Pérez. A Ferrari de Carlos Sainz, vencedor na Austrália, fechou o top-3.
Após um desempenho aquém do esperado no GP da Austrália com o abandono de Verstappen e a quinta colocação de Pérez, a RBR encontrou motivos para se animar. Em Suzuka, a equipe austríaca não enfrentou dificuldades em superar os rivais, conseguiu a dobradinha no primeiro treino livre e teve o atual tricampeão na liderança.
Resultado
O segundo treino livre do GP do Japão será logo mais, às 3h (horário de Brasília). Acompanhe as principais notícias no ge.
Os primeiros pilotos começaram o GP do Japão com pneus médios. A novidade da sessão foi Ayumu Iwasa, do programa de desenvolvimento da RBR. Em casa, ele assumiu o carro de Daniel Ricciardo para o TL1e teve problemas já no início. Lewis Hamilton foi o primeiro a concluir uma volta no treino, com 1m32s406. A liderança da Mercedes, porém, não durou muito. A McLaren de Lando Norris, também de médios, fez 1m31s781 e assumiu a ponta.
Verstappen e Pérez iniciaram o treino com pneus duros. O desempenho do mexicano o levou a ficar com apenas 0s032 a mais que Norris, enquanto o tricampeão não conseguiu repetir o feito com o composto. Quem também iniciou com os mesmos pneus foram os dois pilotos da Ferrari, que ficaram na frente de Max nos primeiros 20 minutos. Pouco depois, Max atingiu 1m31s463 e superou o melhor tempo até então.
Hamilton inaugurou os pneus macios em Suzuka e assumiu a ponta com 1m30s53, uma diferença de 0s920 em relação ao tempo de Verstappen. Segundos depois, com 29 minutos para o fim, bandeira vermelha após Logan Sargeant escapar da pista e bater nos pneus. Esse foi o segundo acidente seguido do mesmo chassi no TL1 - Alex Albon havia batido a Williams no GP da Austrália.
O TL1 ficou dez minutos parado por conta da bandeira vermelha. Na volta, foi a hora dos pneus macios na pista. A RBR superou o tempo de Hamilton com os dois pilotos, e Verstappen assumiu a liderança com 1m30s056, quase meio segundo a menos que o piloto da Mercedes. Sergio Pérez ficou com 0s181 a mais que o companheiro de equipe e teve o segundo melhor tempo. O top-3 foi fechado por Carlos Sainz, da Ferrari.