A chuva foi a grande protagonista do segundo treino livre do GP do Japão, na madrugada desta sexta-feira. Os pilotos demoraram para sair para a pista e tiveram dificuldades com os pneus. Oscar Piastri, nos últimos minutos, atingiu 1m34s725 e levou o melhor tempo com a McLaren. Lewis Hamilton ficou com a segunda colocação e Charles Leclerc fechou o top-3.
Ninguém queria se arriscar na pista molhada de Suzuka. Treze pilotos deixaram os boxes, mas apenas conseguiram completar uma volta na reta final. Em alguns momentos, o circuito estava muito molhado para pneus slick e, em outros, muito seco para pneus intermediários. A dúvida manteve os carros nos boxes por grande parte do TL2.
A chuva caiu no intervalo entre os dois primeiros treinos do GP do Japão. Com a pista molhada, demorou para alguém sair dos boxes. Lewis Hamilton inaugurou o TL2 com pneus médios treze minutos após início. As zebras ainda estavam com muita água, e o heptacampeão não conseguiu finalizar a volta. Daniel Ricciardo, que saiu para a volta boa logo depois, seguiu o mesmo caminho do piloto da Mercedes.
Demorou para um piloto voltar ao circuito. Oscar Piastri, da McLaren, foi de pneus intermediários para tentar a volta boa, mas alegou que a pista não estava tão molhada e voltou para os boxes. Yuki Tsunoda, em casa, foi o primeiro a concluir uma volta ao atingir 1m40s946, seguido pelo companheiro de equipe Daniel Ricciardo, que teve +0s967 em relação ao japonês.
4
Com a chuva, os pilotos seguiram nos boxes. Nos últimos cinco minutos, os dois carros da Haas foram para a pista com pneus leves, mas não completaram a volta. Oscar Piastri voltou na reta final e superou o tempo de Tsunoda com 1m34s725. O piloto da RB acabou em quarto, sendo ultrapassado por Lewis Hamilton e Leclerc.