Charles Leclerc foi quem ditou o ritmo dos primeiros treinos do GP da Espanha da F1. Nesta sexta-feira (20), o monegasco voltou a anotar o melhor tempo no segundo treino livre e fechou o dia como o mais veloz do pelotão.
Mais uma vez foram a Ferrari e a Red Bull as equipes que brigaram pelas primeiras colocações da sessão. Entretanto, a Mercedes chegou a mostrar uma reação ao colocar George Russell e Lewis Hamilton dentro do top-3, mostrando que as atualizações podem ser animadoras.
Mas com a marca de 1min19s670 anotado com pneu macio, foi o monegasco da escuderia de Maranello quem ficou no primeiro posto da folha de tempos. Russell, segundo, foi 0s117 mais lento que o ponteiro, seguido pelo companheiro heptacampeão.
Carlos Sainz, que chegou a liderar e fazer a alegria da torcida caseira, ficou com a quarta colocação final. Enquanto isso, Max Verstappen teve de se contentar apenas em quinto, anotando uma marca 0s336 mais lenta que seu adversário Leclerc.
Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Espanha da F1:
Na parte da tarde, os pilotos voltaram para a pista para a segunda sessão de treinos livres em Barcelona. As temperaturas seguem quentes na pista espanhola, sol brilhando e qualquer chance de chuva para a atividade.
O relógio começou a regressiva para a hora de treino e os pilotos não demoraram para deixar os boxes. Para agora, Zhou Guanyu, Sergio Pérez e Alexander Albon estavam de volta aos carros de suas respectivas equipes.
Os tempos começavam a surgir a medida que as voltas rápidas eram completadas. Max Verstappen vinha na primeira colocação com 1min20s932, seguido por Carlos Sainz, fazendo a alegria da torcida caseira.
O holandês seguia em primeiro, com Sainz e Charles Leclerc na sequência. Lewis Hamilton, George Russell, Pérez, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel e Mick Schumacher completavam os dez primeiros.
Lando Norris e o monegasco da Ferrari vinham com problemas para encontrar a aderência do asfalto. Ambos os pilotos foram flagrados escorregando e escapando da pista, chegando a pisar na caixa de brita.
O primeiro incidente do final de semana, então, veio com Valtteri Bottas. Pouco mais de dez minutos de sessão rodados, o piloto escapou e parou na caixa de brita, obrigando o acionamento de um carro de segurança virtual.
O pneu médio foi a grande escolha de quase todos os competidores do pelotão. Os que fugiam à regra eram Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Lance Stroll e Nicholas Latifi, que optaram pelo composto duro.
Boa parte do pelotão está nos boxes, mas a liderança mudou de mãos por um breve momento. Com 1min20s703, Vettel era o mais rápido da pista, apenas 0s089 mais veloz que Pérez, segundo, e Verstappen, terceiro.
Mas o holandês da Red Bull logo tratou de superar o tetracampeão da Aston Martin. Inclusive, um dos principais assuntos do final de semana é como a equipe inglesa trouxe um carro quase novo para a Espanha e com design bastante semelhante ao da adversária taurina.
Com 25 minutos para o encerramento do treino, Leclerc voltou a ser primeiro com 1min19s670. Russell vinha na sequência, com Sainz, Verstappen e Fernando Alonso completando o top-5.
Neste ponto, a grande parte dos pilotos estavam de volta aos boxes. Na escolha de pneus, a maioria esmagadora treinava de macios, com Bottas e Norris de médio e Ricciardo de duro.
Durante a transmissão, a McLaren informou que estava analisando o assoalho de Lando, que sofreu uma escapada durante a sessão. A peça foi uma das atualizações trazidas pela equipe para o GP espanhol.
Leclerc largou da primeira fila em todas as corridas da temporada até o momento. Acontece que na Espanha, o monegasco nunca teve um top-3 tanto de largada quanto de chegada.
Na parte final da sessão, a Red Bull vinha estratégias diferentes. Enquanto Verstappen calçava pneus médios, Pérez estava com macios e a dupla fazia simulações de corrida, observando também os adversários.
Pérez, quando vinha em sua volta rápida, acabou tomando um susto. O mexicano da Red Bull passou reto e foi parar na caixa de brita, mas sem grandes problemas conseguiu retomar o traçado.
No final, na bandeira quadriculada, Leclerc ficou com o melhor tempo, fechando o dia como mais rápido. Russell, Hamilton, Sainz e Verstappen completaram o top-5.
Confira o resultado do segundo treino livre válido pelo GP da Espanha de Fórmula 1 2022:
1) Charles Leclerc (Ferrari), 1’19.670
2) George Russell (Mercedes), 1’19.787
3) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’19.874
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’19.990
5) Max Verstappen (Red Bull), 1’20.006
6) Fernando Alonso (Alpine/Renault), 1’20.203
7) Sergio Pérez (Red Bull), 1’20.632
8) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), 1’20.703
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’20.745
10) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), 1’20.757
11) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), 1’20.917
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’21.013
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’21.249
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull), 1’21.285
15) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), 1’21.385
16) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’21.828
17) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’21.866
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’22.319
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), 1’23.197
20) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’23.388