Marc Márquez reage após erro na Argentina e vence de novo na MotoGP. Bagnaia é 4º

Marc Márquez cometeu um pequeno erro no início do GP da Argentina, precisou superar novamente o irmão Álex e conquistou mais uma vitória na temporada 2025 da MotoGP. Franco Morbidelli quebrou longo jejum e foi ao pódio após quase quatro anos, deixando Francesco Bagnaia apenas no quarto lugar

Esportes a Motor 17 de março de 2025 às 17h56
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A MotoGP viu um cenário repetido na temporada 2025, agora no GP da Argentina, disputado neste domingo (16). Assim como na abertura do campeonato, Marc Márquez ficou cercando o irmão Álex durante toda a corrida, atacou nas voltas finais e disparou no final para vencer com extrema facilidade, ampliando a vantagem na liderança do campeonato.

Marc chegou a errar nas voltas finais e passou por alguns sustos na prova, mas poupou equipamento, atacou Álex Márquez a cinco voltas para o fim e venceu pela 90ª vez no Mundial de Motovelocidade, igualando Ángel Nieto como terceiro maior vencedor da história.

Pode ser uma imagem de texto

O pódio em Termas de Río Hondo ainda teve Franco Morbidelli, que voltou a ficar entre os três primeiros desde o GP da Espanha de 2021, quebrando um jejum de mais de 1000 dias. Para isso, precisou segurar a pressão de Francesco Bagnaia nas últimas voltas da corrida.

Fabio Di Giannantonio terminou na quinta posição, acompanhado por Johann Zarco, Brad Binder, Pedro Acosta, Joan Mir e Luca Marini complicando a lista dos dez primeiros no GP da Argentina. Ai Ogura tinha terminado na oitava colocação, mas acabou desclassificado por infrações técnicas na moto da Trackhouse.

Pode ser uma imagem de texto

A grande ausência deste fim de semana é, mais uma vez, o atual campeão da Jorge Martín. Depois de sofrer lesões na pré-temporada, o espanhol anunciou que vai perder as três primeiras corridas do calendário e ainda não definiu a data de retorno. Miguel Oliveira foi derrubado na corrida sprint e até escapou de fraturas, mas ficou fora da prova por precaução. Lorenzo Savadori, que correria na Aprilia, sentiu dores no ombro e também desfalcou o grid.

A MotoGP volta a acelerar entre 28 e 30 de março, com o GP das Américas, em Austin, nos Estados Unidos, para a terceira etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Pode ser uma imagem de texto

Confira como foi o GP da Argentina da MotoGP 2025:
Com o céu nublado e ameaça de chuva constante no circuito, os pilotos encararam termômetros na casa de 26ºC no ar e 36ºC no asfalto, além de ventos de 4 km/h e umidade relativa em 67%. Todos os pilotos largaram com pneus médios na dianteira e a maior parte optou pelo mesmo composto na traseira. Alguns, porém, quiseram macios na parte traseira, como Franco Morbidelli, Fabio Di Giannantonio, Álex Rins, Fermín Aldeguer e Somkiat Chantra.

Na largada, Marc Márquez segurou bem a liderança, seguido por Álex Márquez. Francesco Bagnaia saiu com força e subiu para terceiro, à frente de Johann Zarco e Fabio Di Giannantonio. Ainda na curva 1, Fabio Quartararo e Marco Bezzecchi se tocaram, com o italiano caindo e levando a pior.

Na volta inicial, na reta oposta, Bagnaia mergulhou contra Álex Márquez, mas imediatamente tomou o troco e ainda perdeu o posto para Zarco. O italiano, no entanto, reagiu e voltou a ocupar o terceiro posto no circuito argentino.

Pode ser uma imagem de texto

Na segunda volta, Zarco aproveitou novo vacilo de Bagnaia e assumiu a terceira posição. Logo depois, porém, o piloto da Ducati voltou a passar o francês. Mais atrás, Enea Bastianini saiu da pista e caiu para o 19º e último lugar da corrida.

No terceiro giro, foi a vez de Franco Morbidelli apertar o ritmo na reta oposta, aproveitar o vácuo e subiu para a quarta colocação. Na frente, Marc Márquez liderava o irmão com apenas 0s1 de vantagem.

No começo da volta 4, uma importante mudança na prova. Álex Márquez saiu com força na curva 1 após o irmão errar, ultrapassou Marc e tomou a liderança da corrida. Bagnaia, porém, não conseguia se aproximar e ainda foi superado por Morbidelli logo na sequência, caindo para o quarto lugar.

Pode ser uma imagem de texto

Morbidelli, aliás, mostrou bom ritmo e fez 1min38s660 como melhor volta da prova. De quebra, ainda conseguiu abrir vantagem para Bagnaia. Na frente, Álex Márquez abriu 0s5 para o irmão Marc e ficou confortável no início do quinto giro.

Depois disso, a partir da sexta volta, as brigas mais interessantes ficaram no meio do pelotão, com Fabio Di Giannantonio, Ai Ogura, Pedro Acosta e Joan Mir na luta pelo sétimo lugar. Na frente, os ponteiros abriram confortáveis vantagens entre si e se dispersaram.

Marc Márquez, porém, iniciou a caçada contra o irmão. O piloto da Ducati rapidamente diminuiu a diferença para apenas 0s2 e depois encostou ainda mais na reta oposta, mas ainda sem conseguir a sonhada ultrapassagem na oitava volta. Mais atrás, Bagnaia sofria com a aproximação de Zarco.

Na frente, a prova se aproximava da metade e Álex Márquez cravou 1min38s364 na volta 11, para abrir 0s3 de vantagem para o irmão. Morbidelli não conseguia se aproximar da dupla e ficava 0s9 atrás, mas com 1s3 de frente para Bagnaia.

Pode ser uma imagem de carro e texto que diz "C??? CIPETRAN NORTE Centro de inspeçéo pesquisa em transporte LTDA EDEILES Inspeção de: Gás (instalação, renovação e retirada) -Sinistro -Caminhão Bugre -Triciclo -Veiculo médio para diesel -Veiculo para furgãoou ou passageiro Veiculo para auto-escola -Veiculo para deficiente fisico -Veículo de fabricação artesanal -Veiculo médio para álcool ou gasolina -Kombi caminhoneta para microônibus -Reboques e semi-reboques Site: www. www.cipetrannorte.com. br E-mail: cipetrannorte@ciperanorte.com.br Rua: Vicente Ferraioule, 181 -PQ Tarcisio Miranda Campos RJ Telefone/Fax: (22) 27223142"

Na reta final, Marc Márquez seguia acompanhando de perto o irmão, com a desvantagem entre 0s2 e 0s4, mas sem o ímpeto necessário para atacar. Mesmo assim, a dupla abriu 2s de vantagem para Morbidelli, que seguia distante de Bagnaia e Zarco.

Na volta 17, Marc Márquez aproveitou o vácuo da reta oposta e se aproximou de vez, ficando apenas 0s1 atrás de Álex Márquez, mas ainda se conseguir uma manobra. Mesmo assim, o piloto da Ducati perdeu o equilíbrio da moto em duas ocasiões.

No giro seguinte, Marc Márquez pegou o vácuo na reta oposta, mergulhou por dentro, mas perdeu o ponto de frenagem e passou reto, levando o troco imediato do irmão. De quebra, Álex ainda abriu 0s4 de vantagem na liderança.

Pode ser uma imagem de carro e texto

Marc Márquez seguiu apertando o ritmo e cravou 1min38s243, com a melhor volta da prova no giro 19. Com isso, a vantagem do líder novamente caiu, agora para 0s1. Mais atrás, Di Giannantonio encostou em Zarco na luta pelo quinto posto.

A cinco voltas para o fim, o inevitável aconteceu. Marc Márquez pegou o vácuo na reta oposta e passou Álex com extrema facilidade, rapidamente abrindo 0s3 de vantagem para o piloto da Gresini. Mais atrás, Bagnaia passou a encosta e Morbidelli na luta pelo pódio.

Com um ritmo impressionante, Marc Márquez logo abriu 0s7 para Álex e sumiu na frente em Termas de Río Hondo, mostrando que tinha equipamento de sobra. Logo depois, o piloto da Ducati chegou a um segundo de frente para o rival mais próximo.

Pode ser uma imagem de futebol, futebol americano e texto

No fim, a corrida se acalmou. Marc Márquez pilotou tranquilo para a vitória, com 1s6 de vantagem para Álex Márquez. O pódio ficou completo com Morbidelli, que segurou a pressão final de Bagnaia e terminou na terceira colocação. Di Giannantonio passou Zarco na volta final e fechou o top-5.

MotoGP 2025, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, Corrida:
1    M MÁRQUEZ    Ducati    25 Voltas
2    Á MÁRQUEZ    Gresini Ducati    +1.362
3    F MORBIDELLI    VR46 Ducati    +4.695
4    F BAGNAIA    Ducati    +5.536
5    F DI GIANNANTONIO    VR46 Ducati    +7.138
6    J ZARCO    LCR Honda    +7.487
7    B BINDER    KTM    +14.294
8    P ACOSTA    KTM    +15.646
9    J MIR    Honda    +15.787
10    L MARINI    Honda    +16.025
11    Á RINS    Yamaha    +21.663
12    M VIÑALES    Tech3 KTM    +22.319
13    J MILLER    Pramac Yamaha    +23.486
14    F QUARTARARO    Yamaha    +25.148
15    R FERNÁNDEZ    Trackhouse Aprilia    +26.914
16    F ALDEGUER    Gresini Ducati    +27.661
17    E BASTIANINI    Tech3 KTM    +40.179
18    S CHANTRA    LCR Honda    +41.693
NC    M BEZZECCHI    Aprilia    Abandonou
NC    M OLIVEIRA    Pramac Yamaha    Não Largou
NC    L SAVADORI    Aprilia    Não Largou
A OGURA    Trackhouse Aprilia    Desclassificado

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas jogando futebol americano, pessoas jogando futebol e texto

Fonte: Grande Prêmio
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes