Verstappen garante a nona pole da temporada no GP dos EUA de F1

Líder do campeonato, Verstappen foi o mais rápido do Q2 e do Q3, e figurou em primeiro em boa parte do Q1 antes de ter sua volta batida por Charles Leclerc

Esportes a Motor 23 de outubro de 2021 às 19h29
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Após dominar dois dos três treinos livres do GP dos EUA, a RBR confirmou o favoritismo para o fim de semana ao conquistar neste sábado a pole position da etapa, com Max Verstappen. O holandês garantiu sua nona pole do ano com a melhor volta de 1m32s910, superando Lewis Hamilton por 0s2 já na bandeirada da classificação. Colega de Verstappen na equipe austríaca e destaque dos treinos, Sergio Pérez larga em terceiro.

Líder do campeonato, Verstappen foi o mais rápido do Q2 e do Q3, e figurou em primeiro em boa parte do Q1 antes de ter sua volta batida por Charles Leclerc. Recordista de pole positions do ano, o piloto de 23 anos largou da ponta pela última vez no GP da Itália, em setembro. Ele nunca venceu no GP dos EUA, de volta à Fórmula 1 após se ausentar em 2020 devido à pandemia do coronavírus.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "H HERALDO JÚNIOR Saúde & Treinamento PERSONAL TRAINER INDIVIDUAL OU EM DUPLA MUSCULAÇÃO E LUTAS HÁ 20 ANOS MELHORANDO A SUA PERFORMANCE (22) 99893-4270 @heraldojuniorpersonaltrainer"

Hamilton teve uma atuação mais apagada no começo da classificação, surgindo com força nos dois segmentos finais. Sua última volta chegou a superar Pérez e Verstappen, embora a diferença fosse pequena, de apenas 0s033; porém, o holandês respondeu no apagar das luzes. Charles Leclerc e Carlos Sainz, dupla da Ferrari, completam as cinco primeiras colocações.

A largada do GP dos EUA será às 16h deste domingo (horário de Brasília). O ge acompanha a etapa em tempo real.

Resultado
*Valtteri Bottas perde cinco posições no grid de largada por trocar o motor de combustão interna (ICE) de sua unidade de potência
** Fernando Alonso larga do fim do grid após fazer sua quarta substituição de todos os componentes do motor
*** Sebastian Vettel também começará a prova nas últimas colocações por trocar a unidade de potência
**** George Russell é outro piloto que parte do fundo do grid após trocar o motor de sua Williams

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "ALIM DE TIMEMANIA LOTERIA PARA ARAIXONADOS POR FUTEBOL PITE VALER UMA VOCL AINDA AJUDA SEU TIME 00 CORAÇÃO APOSTE NO AMERICANO ? SEU TIME DO CORAÇÃO CANO MANIA SIGA SIGA>> OCANO.MANI ? SOMOS o ÚNICO TIME DA REGIÃO NORTE DO RIO NO TIMEMANIA SE LIGA"

Os três primeiros
VERSTAPPEN: "Foi emocionante lá ! A primeira e terceira colocações para a equipe, é um desempenho muito forte. Espero ter um bom começo de prova amanhã para buscar o melhor resultado possível".

HAMILTON: "Eu dei tudo de mim. A RBR foi incrivelmente rápida, mas estou feliz com minha última volta porque acho que era tudo o que tínhamos".

PÉREZ: "Sim, bem, estávamos muito próximos na última volta, acho que fizemos um ótimo trabalho como equipe. Amanhã será uma corrida muito longa, acho que a posição de largada não é muito relevante, vai haver muita degradação destes pneus. Estou ansioso por isso!".

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
A Mercedes foi coadjuvante no segmento inicial, dominado pela RBR. Trazendo Sergio Pérez por perto, Max Verstappen anotou a melhor marca provisória e recuperou a liderança após ser momentaneamente superado por Daniel Ricciardo; porém, a diferença entre os carros nas primeiras colocações foi pequena ao longo do Q1, em geral abaixo dos 0s1.

Na bandeirada, no entanto, Charles Leclerc surpreendeu ao anotar 1m34s153 para tomar a liderança de Verstappen; o piloto da Ferrari já havia feito a primeira melhor volta da sessão antes de ser superado pelo holandês. No fim, Antonio Giovinazzi saiu de traseira e rodou na pista quando iniciava sua última tentativa, na curva 2, mas conseguiu avançar para o Q2.

ELIMINADOS
16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
18º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS)

Pode ser uma imagem de texto que diz "THUIN Vereador JuntosPor Campos AMPOS FAZENDA FAZENDA SECRETARIA DE DOS GOYTACAZES RJ VITÓRIA DO BOM SENSO PRAZO DE PAGAMENTO DO IPTU É AMPLIADO Desde 0 início fui contra a FORMA DA COBRANÇA do IPTU retroativo. Buscamos sempre 0 diálogo com 0 Poder Executivo, colocando a população em primeiro lugar. @thuinoficial"

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Com os pneus médios, a RBR conseguiu ampliar a vantagem sobre as Mercedes. Verstappen superou ainda nos minutos iniciais a volta de Hamilton, anotando 1m33s464 com uma diferença de 0s3 sobre o rival, ocupando a primeira colocação. Os limites de pista voltaram a incomodar os pilotos; Pérez e Ricciardo tiveram as voltas deletadas antes de recolherem os carros para o final do Q2.

No fim do segmento, as primeiras posições se mantiveram, com Lando Norris, Leclerc e Bottas completando o top 5. George Russell saiu da pista e teve sua última volta deletada, perdendo a chance de avançar ao Q3. Por outro lado, Yuki Tsunoda garantiu a última vaga ao empurrar Esteban Ocon para 11º, apesar do francês da Alpine ter contado com a ajuda do vácuo deixado pelo colega Fernando Alonso.

ELIMINADOS
11º ESTEBAN OCON (ALPINE)
12º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
13º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
14º FERNANDO ALONSO (ALPINE)
15º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole
Hamilton foi o primeiro a passar pela liderança com a volta de 1m33s564, sendo superado consecutivamente por Bottas, Verstappen e Pérez, com 0s3 de vantagem sobre o heptacampeão da Mercedes. No retorno para a pista, já nos segundos finais do segmento, Hamilton fez a melhor volta, tendo Pérez e Verstappen atrás dele - o holandês a apenas 0s080. Porém, a tentativa derradeira do líder do campeonato valeu 1m32s910 e a pole position no Circuito das Américas.

Imagem

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes