Copa: cerimônia de abertura no Canadá tem herança indígena e lugares vazios

Cerimônia foi realizada no Estádio de Toronto antes da estreia da seleção canadense contra Bósnia e Herzegovina

Futebol 12 de junho de 2026 às 18h54
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A Copa do Mundo teve uma segunda cerimônia de abertura nesta sexta-feira (12), desta vez no Canadá, antes da partida entre os anfitriões e a Bósnia e Herzegovina, pelo Grupo B.

O que aconteceu
As apresentações aconteceram no BMO Field, em Toronto. Alessia Cara, vencedora do Grammy em 2018, foi o principal nome da abertura.

Muitos lugares vazios foram vistos nas arquibancadas. Realizada uma hora e meia antes do jogo, a abertura também teve Elyanna, Jessie Reyez, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince nos microfones.

Alanis Morissette vai cantar o hino nacional do Canadá antes do jogo. O hino bósnio será interpretado por Aleksandar Gajic.

Canadá e Bósnia entram em campo às 16h (de Brasília) para o terceiro jogo da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (11), o México venceu a África do Sul e a Coreia do Sul superou a Tchéquia, ambas as partidas pelo Grupo A.

Como foi

A cerimônia começou com um discurso de William Prince, cantor de música folk e country. "Bem-vindos ao Canadá, bem-vindos à Copa do Mundo de 2026", disse o canadense, que tem ligação com a causa indígena. Ele chegou a morar uma comunidade de povos originários do Canadá na infância e traz elementos indígenas em suas letras.

Vencedora do Grammy de Melhor Artista Revelação em 2018, a artista local Alessia Cara foi a segunda a se apresentar. Nora Fatehi, canadense radicada na Índia, Vegedream, da França, e Sanjoy, de Bangladesh, tomaram o campo na sequência e animaram o público presente.

As arquibancadas, no entanto, mostravam muitos lugares vazios, já que as apresentações começaram praticamente uma hora e meia antes da partida.

A canadense Jessie Reyez e a palestina Elyanna foram as últimas a cantar, e o estádio pôde ver uma bola se transformando em uma taça no meio do campo.

Assim como na primeira abertura, no México, as apresentações foram curtas mais uma vez, durando cerca de 12 minutos no total.

Ainda tem mais uma

O Mundial ainda terá uma terceira cerimônia, nesta sexta-feira, às 20h30. Os Estados Unidos completarão as aberturas dos anfitriões da Copa do Mundo.

Anitta e Katy Perry são as principais atrações, além de Future, Lisa, Rema e Tyla. As apresentações aconteceram nos mesmos moldes: uma hora e meia antes de Estados Unidos x Paraguai, pelo Grupo D.

Fonte: UOL
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes