A Conmebol sorteou na segunda-feira os grupos da Copa Sul-Americana 2025. Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória são os representantes do Brasil.
São seis jogos por equipe na fase de grupos, e times do mesmo país não podem ser enfrentar nesta fase. Os primeiros colocados avançam diretamente às oitavas de final. As equipes que ficarem em segundo lugar nas chaves vão disputar um mata-mata contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. Os vencedores também vão às oitavas da Sul-Americana.
A fase de grupos começa no dia 1 de abril e termina no dia 29 de maio. Os playoffs entre os segundos colocados da Sul-Americana e os terceiros da Libertadores serão entre 16 de julho e 23 de julho.
A decisão está marcada para o dia 22 de novembro e será no disputada na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no estádio Ramón Tahuichi Aguilera.
GRUPO G: Lanús-ARG, Vasco, Puerto Cabello-VEN e Melgar-PER
O Vasco está de volta a uma competição sul-americana depois de cinco anos. O clube de São Januário conheceu, em sorteio realizado na segunda-feira, os adversário na fase de grupos. São eles Lanús (Argentina), Academia Puerto Cabello (Venezuela) e Mélgar (Peru).
Essa será a oitava participação do Vasco na Sul-Americana. Nas outras ocasiões, a melhor campanha do clube foi em 2011, quando chegou à semifinal e foi eliminado pelo Universidad de Chile.
Veja a análise dos adversários do Vasco:
Lanús
O Lanús se classificou para a Libertadores 2025 porque terminou em quinto lugar no Campeonato Argentino do ano passado. Vai disputar o torneio internacional pela 14ª vez em sua história - em 2013, conseguiu seu único título com vitória sobre a Ponte Preta na grande final. Em 2012, o time de Buenos Aires esteve no caminho do Vasco na Libertadores e foi eliminado nas oitavas de final.
Estádio: Ciudad de Lanús-Néstor Díaz Pérez, o La Fortaleza. Tem capacidade para 47 mil torcedores. O estádio foi inaugurado em 1929 (quase centenário, portanto), passou por duas grandes reformulações (a mais recente, em 2003) e, quando lotado, costuma passar a energia de caldeirão.
Técnico: Mauricio Pellegrino. Aos 53 anos, o argentino foi multicampeão como jogador. Em especial atuando pelo Vélez, mas também teve passagens vitoriosas por Barcelona e Valencia. Está à frente do Lanús desde dezembro do ano passado.
Momento: A equipe argentina tem 11 jogos disputados em 2025, com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Está em sexto lugar no Grupo B do Campeonato Argentino. Já na Copa Argentina, passou com facilidade pelo General Maladrid (da Terceira Divisão) com vitória por 4 a 0.
Craque: Eduardo Salvio (34 anos), atacante ex-Benfica e Atlético de Madrid.
Academia Puerto Cabello
A equipe venezuelana vai jogar a Sul-Americana porque terminou a liga doméstica em terceiro lugar no ano passado. Com sede em Puerto Cabello, no estado de Carabobo, o clube fundado oficialmente em 2014 (de apenas 11 anos de idade, portanto) disputa pela segunda vez a fase de grupos do torneio continental e, este ano, passou pelo Metropolitanos, também da Venezuela, na primeira fase eliminatória com vitória por 3 a 0 em jogo único. A equipe está na Primeira Divisão do seu país desde 2018 e vive uma ascensão meteórica para um time que há pouco mais de uma década frequentava campeonatos amadores.
Estádio: o Puerto Cabello manda seus jogos no Complejo Deportivo Socialista, o La Bombonerita, mas o estádio não vai poder receber as partidas porque tem capacidade para apenas 2.200 torcedores - na fase de grupos da Sul-Americana, o mínimo é 10 mil. No ano passado, a equipe levou seus confrontos para o Polideportivo Misael Delgado, na cidade de Valencia.
Técnico: Vasco Faísca. Aos 44 anos, o técnico português tem passagens por times de menor expressão em Portugal, como Farense e Belenenses, e assumiu o Puerto Cabello no mês passado.
Momento: A equipe venezuelana tem nove jogos disputados em 2025, com cinco vitórias, três derrotas e um empate. Ocupa no momento a quinta colocação na liga doméstica, com 13 pontos.
Craque: Junior Paredes (24 anos), atacante que lidera a artilharia do Campeonato Venezuelano, com quatro gols.
Melgar
Com sede em Arequipa, o Mélgar é um dos clubes que foram eliminados nas fases preliminares da Libertadores. A equipe peruana passou pelo Tolima com duas vitórias por 1 a 0, mas sofreu duas derrotas para o Cerro Porteño (1 a 0 e 4 a 2) na fase seguinte. Vai disputar o torneio continental pela sétima vez em sua história - sua melhor campanha foi há três temporadas, em 2022, quando chegou até a semifinal e foi eliminado pelo Independiente del Valle.
Estádio: Monumental da Universidad Nacional de San Agustín, o Estádio Arequipa. Tem capacidade para aproximadamente 40 mil torcedores e é o quarto maior estádio do Peru, atrás apenas do Monumental, do Nacional e do Inca Garcilaso de la Vega.
Técnico: Wálter Ribonetto. Aos 50 anos, o ex-jogador argentino está em sua terceira temporada na carreira de treinador. Ele assumiu o Mélgar em novembro do ano passado.
Momento: A equipe peruana tem oito jogos disputados em 2025 e vive um grande início de temporada, com seis vitórias e apenas duas derrotas, ambas para o Cerro Porteño pela fase eliminatória da Libertadores. É o atual líder do Campeonato Peruano, empatado em pontos com o Alianza Lima.
Craque: Cristian Bordacahar (33 anos), que está em sua quinta temporada no clube e tem 30 gols marcados com a camisa do Mélgar.
Veja as datas da Copa Sul-Americana:
Fase de grupos: de 2 abril a 28 de maio
Playoffs: 16 de julho e 23 de julho
Oitavas de final: 13 de agosto e 20 de agosto
Quartas de final: 17 de setembro e 24 de setembro
Semifinal: 22 de outubro e 29 de outubro
Final: 22 de novembro