Veja o Guia da Quintona: a análise dos dez clubes participantes

Conhecida como Quintona, a quarta edição do degrau mais baixo do futebol estadual nunca esteve tão enxuta

Futebol 12 de maio de 2024 às 16h28
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Começa neste domingo (12) a edição 2024 da Série C do Campeonato Carioca. Conhecida como Quintona, a quarta edição do degrau mais baixo do futebol estadual nunca esteve tão enxuta. Afinal, serão apenas dez equipes entrando em campo neste ano. E a primeira rodada já não terá dois jogos por força de WO, devido à não-escalação de jogadores do Santa Cruz e do Riostrense.

Ainda assim, a competição tem lá seu charme, seja pela revelação de jovens atletas ou ainda por dar oportunidade a equipes menos favorecidas do cenário do Rio de Janeiro. Menor e mais curta, a Quintona de 2024 continuará dando duas vagas na Série B2, a quarta divisão desta temporada, marcada para começar no mês de setembro.

O ACESSO CARIOCA traz para o leitor um Guia com todos os detalhes dos participantes da competição. Com times-base, detalhes, análises e histórico, o material deixa bem informado o público que acompanhará o torneio. Seja o mais acostumado ou o marinheiro de primeira viagem: afinal, a quinta divisão também é futebol profissional e busca tal reconhecimento.

Regulamento
A Série C do Campeonato Carioca terá dez clubes, que se enfrentam em pontos corridos e turno único na primeira fase (Taça Waldir Amaral). Após as nove rodadas, os quatro melhores classificados passam para as semifinais. Nelas, o primeiro e o segundo colocados no geral têm a vantagem do empate na soma dos resultados, já que as eliminatórias acontecem em ida e volta. Os dois times classificados à final garantem o acesso para a Quartona deste ano. Na decisão do título, também em ida e, volta empate na soma dos placares leva a definição do campeão para os pênaltis.

CAAC BRASIL
Fundação: 22/12/2009
Participações na Quintona: 3
Jogos: 43 | Vitórias: 20 | Empates: 7 | Derrotas: 16
Colocação em 2023: 4º lugar

Análise: Uma das equipes mais experientes na competição, o CAAC Brasil viveu em 2023 seu melhor momento. A equipe bateu na trave no que se refere a acesso, chegando às semifinais, mas caindo diante do forte Zinzane, que conseguiu subir. Agora, com muitos jogadores remanescentes daquela equipe, o time tenta fazer história e obter seu primeiro acesso. A qualidade de jogadores destacados no ano passado, como Gabriel, Lucas Cruz, Douglas e Bruno Gabriel, poderá ajudar o grupo neste sentido.

Treinador: Ilmar de Almeida

Time-base: Luiz Fernando; Gabriel, Vitor Bazílio, Matheus Pontes e Lucas Cruz; Bruno Martins, Douglas e Ribery; Jorge, Bruno Gabriel e Luiz Phelipe.

CAMPOS
Fundação: 26/10/1912
Participações na Quintona: 1
Jogos: 13 | Vitórias: 5 | Empates: 6 | Derrotas: 2
Colocação em 2023: 7º lugar

Análise: Depois de fazer um campeonato regular no ano passado, o Roxinho chega mais animado neste ano. O clube conta com uma base bastante experiente, sobretudo entre seus jogadores mais importantes, como é o caso do goleiro Elvis, o lateral Heitor, o volante Gibi e o atacante Anderson Manga. Rodados por outros clubes campistas, eles formam a espinha dorsal de um time que já esteve, há poucos anos atrás, na primeira divisão do Rio. E que sonha com o retorno a dias melhores em sua história mais que centenária.

Treinador: Souza

Time-base: Elvis; Heitor, Luiz Felipe, Renan e Neném; Gibi, Emmanuel e Pedrinho; João Vitor, Anderson Manga e Pedro Henrique.

EC RESENDE
Fundação: 02/07/2003
Participações na Quintona: 3
Jogos: 36 | Vitórias: 3 | Empates: 13 | Derrotas: 20
Colocação em 2023: 17º lugar

Análise: Se o ano passado foi para esquecer, o EC Resende espera fazer muito melhor agora. Por isso mesmo, sua pré-temporada começou ainda em 2023. Treinando desde outubro, o time será mais experiente do que de costume, com um número maior de jogadores acima da idade limite de 23 anos. Tudo para que a equipe seja capaz de estabilizar seu histórico e conseguir vitórias importantes para brigar pela classificação para semifinal.

Treinador: Osmar Coaracy

Time-base: Dida; Gabriel Pontes, Diego, Nathan e Yan; Fabrício Bigode, João Vitor, Daniel e Douglas; Alan e Paulo Lucas.

NITEROIENSE
Fundação: 11/05/1913
Participações na Quintona: estreante

Análise: Apentado como um dos grandes favoritos ao título, o estreante Niteroiense surge no espólio do antigo Atlético Carioca. Contando com vários atletas do antigo time, que já bateram atrás algumas vezes em relação ao acesso, o Azul e Branco de Niterói tem ainda reforços de luxo, como o volante Bruno Gallo, campeão pelo Zinzane, em 2023, e o atacante Sassá, que jogou anos no Bangu e no futebol da Hungria. Com Thiago Thomaz, treinador de muitos anos no Gonçalense, a fórmula está traçada para tentar subir de divisão.

Treinador: Thiago Thomaz

Time-base: Vitor; Kayo, Pedro Lima, Rodrigão e Nanaço; Blendon, Bruno Cunha, Kaká e Bruno Gallo; Diguinho e Sassá.

PARATY
Fundação: 27/04/2013
Participações na Quintona: 2
Jogos: 23 | Vitórias: 13 | Empates: 5 | Derrotas: 5
Colocação em 2023: 10º lugar

Análise: A base de 2023 está mantida, com reforços pontuais que chegaram, sobretudo do futebol paranaense. Destaque para o atacante Casanova, que passou pelo Serrano, além de outros experientes, como o zagueiro Daniel e o volante David Rosa. O Paraty tem agora sua melhor chance para ficar entre os quatro melhores da Quintona. Não cometer os erros pontuais dos últimos anos será decisivo para se colocar nas semifinais.

Treinador: Renato Fontes

Time-base: Lohan; Christian, Daniel, André e Juan; Fábio Augusto, David Rosa e Quintino; Casanova, Dirlei e Erick.

RIOSTRENSE
Fundação: 16/03/2006
Participações na Quintona: 1
Jogos: 11 | Vitórias: 3 | Empates: 1 | Derrotas: 7
Colocação em 2023: 18º lugar

Análise: A preparação do Riostrense também começou cedo, ainda na virada do ano. Comandada por Ronald Paixão, a equipe terá um contratempo já na estreia, já que perderá por WO. Mesmo assim, a confiança é grande em um elenco formado quase todo por jogadores na média dos 20 anos. Os maiores destaques ficam por conta do goleiro Richard e do atacante Deyvid, que passou anteriormente pelo Bonsucesso.

Treinador: Ronald Paixão

Time-base: Richard; Luís Fernando, Nicolas, Gustavo e Sodré; Lorenzo, Cauan Gomes, Quintão e Roni; Max e Deyvid.

SANTA CRUZ
Fundação: 01/10/2007
Participações na Quintona: 1
Jogos: 17 | Vitórias: 3 | Empates: 4 | Derrotas: 10
Colocação em 2023: não disputou

Análise: Outra equipe que enfrentou problemas no registro de jogadores e que ficará fora da primeira rodada, o Santa Cruz tem um grupo enxuto, mas com muito potencial. Após trazer atletas rodados por clubes de outras partes do Brasil, como o goleiro Léo Esteves, o time da Zona Oeste também tem alguns reforços caseiros. Isto é, com experiência no futebol carioca. É o caso do atacante Thawan, artilheiro da Terceirona de Juniores do ano passado, pelo Nova Cidade.

Treinador: Mário Júnior

Time-base: Léo Esteves; Wendell, Yan, Hugo e Coutinho; Isaque, Marcos Vinícius, Brenno Marx e Ryan; Thawan e Uriel.

UNIÃO CENTRAL
Fundação: 14/04/1986
Participações na Quintona: 2
Jogos: 27 | Vitórias: 7 | Empates: 7 | Derrotas: 13
Colocação em 2023: 13º lugar

Análise: O União Central foi um dos primeiros times da Quintona a anunciar sua comissão técnica, ainda em 2023. Desde então, o trabalho de observação e captação de atletas vem sendo intenso. Alguns nomes se destacam na equipe que irá disputar sua terceira edição de quinta divisão, como o goleiro Otávio e o zagueiro Orelha. Mas os meio-campistas Lucas Zé (remanescente do ano passado) e Cássio também dão um importante toque de experiência ao grupo aurianil.

Treinador: Fernando Peixe

Time-base: Otávio; Pará, Orelha, Gustavo e Leonardo; Lucas Zé, Cássio, João Marcelo e Daniel; Turita e Lorran.

UNISOUZA
Fundação: 30/12/1987
Participações na Quintona: 3
Jogos: 43 | Vitórias: 24 | Empates: 10 | Derrotas: 9
Colocação em 2023: 3º lugar

Análise: Já faz tempo que o Unisouza vem brigando para subir, mas não consegue. Em 2024, esta pode ser a oportunidade perfeita e, com atletas que surgiram bem no ano passado, os alvinegros podem ter a esperada a oportunidade de continuar a temporada na Série B2. O zagueiro Réver, titular em 2023, continua no time. Mas também há espaço para talentos que jogam mais à frente, como o meia Wesley e o atacante João Pedro.

Treinador: Leandro Melo

Time-base: Guilherme; Jhonatan, Daniel, Réver e Mariano; Brian, Ferrugem, Patrick e Wesley; João Pedro e Janderson.

VERA CRUZ
Fundação: 07/09/1928
Participações na Quintona: 2
Jogos: 23 | Vitórias: 7 | Empates: 4 | Derrotas: 12
Colocação em 2023: 12º lugar

Análise: Novamente, será o time mais jovem da Quintona, com poucos jogadores acima dos 23 anos. O Azul e Branco de Petrópolis tem no goleiro Caio Vizeu, ex-America, um de seus nomes mais experientes. Mas é no potencial de atletas como Gabriel Afonso, Raoni, Willians e Bernardo que reside a grande esperança, além da qualidade de seu atacante principal, Feliciano. A busca é por conseguir o primeiro acesso da história da equipe, depois de duas competições de nível regular.

Treinador: Vinícius Marques

Time-base: Caio Vizeu; Nicolas, Murilo, Gabriel Afonso e Kaíque; Raoni, Lucas Viegas, Patrick e Willians; Feliciano e Bernardo.

Fonte: Acesso Carioca
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes