O Brasil conquistou mais uma medalha nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli-2021! Nesta segunda-feira (29), a jovem Taiane Justino, de apenas 17 anos, fez bonito na categoria acima de 87kg do levantamento de peso feminino e garantiu o terceiro lugar ao levantar 220kg.
Taiane Justino esteve entre as primeiras colocadas deste o início da competição. No arranco, começou levantando 94kg e depois 98kg, mas não conseguiu concluir os 100kg na terceira tentativa, terminando a primeira etapa na terceira posição geral.
Na sequência, no arremesso, a brasileira iniciou levantando 118kg e assumindo a liderança provisória. Posteriormente, Taiane Justino conseguiu levantar 122kg e ainda tentou 126kg, mas não conseguiu. Assim, a jovem encerrou sua participação com 220kg no total, garantindo a medalha de bronze e a primeira do Brasil no levantamento de peso. A campeã foi a mexicana Adbeel Noemi, que sobrou na disputa, terminando com 246kg.
“O sentimento é de felicidade e de dever cumprido. Eu gostei muito do meu desempenho à plataforma, apesar de que eu queria ter dado e mostrado mais. Eu entrei para brigar e fazer o meu, e foi isso que fiz, dei o meu melhor. Agora é treinar e focar nas próximas metas”, celebrou Taiane.
Por fim, o Brasil encerrou sua participação no levantamento de peso nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli-2021 ainda nesta segunda-feira (29), com Rafael Mendes na categoria acima de 109kg. Ele terminou na oitava colocação, com 308kg (135kg no arranco e 173kg no arremesso).
Fenômeno
Com o resultado, Taiane Justino mostra o porquê é a grande promemessa do levantamento de peso feminino do Brasil. Somente neste ano, ela conquistou 10 pódios, sendo que um deles foi nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli e três foram em uma categoria acima da sua de origem. No Pan-Americano Sub-20, a carioca levantou 219kg, sendo 97kg no arranco e 122kg no arremesso, o que rendeu a ela uma prata no segundo movimento e dois bronzes (um no geral e outro no arranco).
Já na sua categoria de origem, sub-17, a pesista acumula seis medalhas no ano. A impressionante marca da atleta foi acumulada nas duas principais competições da categoria, o Pan-Americano e o Mundial. No primeiro, ela alcançou três pratas, enquanto, no segundo, foram dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.