A mais tradicional Prova ciclística do país chega a sua 77ª edição, e para comemorar, o GF ESPORTE preparou uma série especial até o dia 6 de agosto com detalhes, fotos históricas e todos os campeões por década. Fique ligado nesta viagem e boas descobertas. Nesta quinta (04/08) o destaque vai para o maior vencedor de Provas São Salvador, Fabio Lemos Bensi, um campeão que nos deixou em 2016.
O campista Fabio Lemos Bensi, venceu a Prova Ciclística de São Salvador, nos anos de 94, 95, 96, 97 e 2003. Fabio nasceu em 1° de fevereiro de 1972 (44 anos). Morador da localidade de Degredo, São João da Barra, Fabinho faleceu em 18 de setembro de 2016.
Fabio estava treinando na praia do Açú, em São João da Barra, juntamente com outros ciclistas,caiu em um barranco, foi reanimado pelos companheiros e após ser socorrido por uma ambulância, para o hospital de São João da Barra, veio a óbito quando estava sendo transferido para o Hospital Ferreira Machado. Fábio deixou dois filhos menores.
Em 2013 o jornalista Granger Ferreira teve a oportunidade de entrevistar o Fabinho, quando fazia uma série de matérias sobre ciclismo pelo site Ururau, e falar sobre a vida dele no ciclismo. Hoje esta entrevista é uma grande recordação. Aos familiares e amigos, o nosso respeito e homenagem a um dos maiores vencedores do ciclismo regional.
ENTREVISTA COM FABIO LEMOS BENSI EM 2013
Como o Fabio Lemos Bensi entrou no ciclismo?
Eu entrei no ciclismo pelo Marcos Calil, é um grande amigo que eu tenho. Foi no início da década de 90 e em 1993 eu disputei minha primeira competição e o Marcos me descobriu. Eu passei pelo Bicicross, pelo Mountain Bike e quando Calil me fez o convite eu aceitei, por isso digo que ele me descobriu.
O que é o mais difícil para competir no ciclismo?
Me avisaram, que eu poderia crescer neste esporte e eu acredito que eu fui alguma coisa, ou melhor eu estou sendo alguma coisa (risos). Nóps começamos nas categorias de base, que é a categoria estreante e vai passando, assim como por faixa etária. Hoje com 41 anos, estamos na categoria Master B. Eu fiz história na estreante, na sub-30, na elite (que é a mais importante) e hoje estou na master B, tentando alguma coisa.
Quatro títulos seguidos na década de 90. Tem algum segredo?
Tem sim, como em qualquer competição, muito treinamento. Naquela época nós treinavamos firme, pertencíamos a equipe Calil. O treinamento não era fácil, eu já cheguei a chorar em cima de uma bicicleta, sufoco, não conseguia mais avançar em minhas metas de tempo. No ciclismo você pode usar o máximo de sua capacidade, durante a vida toda, basta manter a pegada. Eu pedalo no meio de jovens ciclistas, que me perguntam, como consigo mater esta disposição e eu digo basta treinar.
Dinheiro para manter-se no ciclismo.
Com certeza o patrocinador é o que lhe dá o apoio para você competir, treinar, para comprar a bike, enfim para lhe dá um conforto para disputar as provas, você só dá o seu corpo e sua mente. Não se pode ter preocupação em casa, na rua.
Como é o trabalho de equipe em uma prova dessas?
Também é pelo treinamento. Existem os coelhos, de nossa equipe e das rivais que buscam 'guardar' lugar para a última volta, para tentar colocar um ciclista que está em melhor pontuação no ranking, para conquistar a vitória.
Hoje (2013) posso destacar que a nossa prova já foi mais divulgada. Neste ano, por exemplo, ainda não tivemos nenhuma prova ciclística na cidade, mas o patrocínio é zero, sempre foi muito escasso. Nós temos que procurar, pedir, hoje em dia é muito difícil.
//////////////////////////////////////////////////
VEJA TAMBÉM
Faltam 10 dias: Prova Ciclística de São Salvador começou por sugestão do pai de Patesko
Faltam 9 dias: Na década de 1940, Prova de São Salvador teve um bicampeão, Luiz Lomelino
Faltam 8 dias: Na década de 1950, o Americano F.C. dominou a Prova de São Salvador
Faltam 6 dias: Cardoso Moreira Futebol Clube venceu quatro Provas na década de 1970
Faltam 5 dias: Campistas voltaram a dominar a Prova Ciclística na década de 1980
Faltam 4 dias: Fabio Lemos Bensi venceu quatro Provas São Salvador, na década de 1990
Faltam 3 dias: No início de um novo milênio a Prova de São Salvador se profissionalizou
//////////////////////////////////////////////////
Realizado pelo ciclista master Afonso Celso Pacheco, mais uma vez o evento terá chancela da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), valendo pontos para o ranking estadual. Haverá disputas masculinas nas categorias elite, sub-30, sub-23, junior, juvenil, infanto-juvenil e master A1, A2, B1, B2, C1, C2, D1, D2, E e de paraciclismo, além de provas femininas de elite, junior, juvenil, infanto-juvenil e master A, B e C. Em ambos os sextos também estão previstas as provas abertas, sem limite de idade para atletas de Campos, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis e Cardoso Moreira.
O percurso é de 3.650m, com largada em frente à Câmara Municipal. Todos os atletas que completarem terão direito a medalha de participação. Em todas as categorias haverá troféus destinados ao cinco melhores colocados. Na regional, os troféus serão dados também a quem chegar da sexta à 10ª colocação. Também é prevista premiação em dinheiro, com apoio da Fundação Municipal de Esportes.
MUITO MAIS DETALHES DESTA ENTREVISTA, VOCÊ PODE ASSISTIR NO VÍDEO ABAIXO